eventos e notícias

Colégio Auxiliadora Petrolina utiliza o esporte como ferramenta de ensino É Festa!
A Copa de Futsal do Vale reuniu dezenas de times de diversas escolas e associações de Petrolina-PE e Juazeiro-BA

O esporte, enquanto ferramenta de aprendizagem, faz parte dos componentes curriculares do ensino Salesiano. A ‘educação de pátio’ é um dos ensinamentos de Dom Bosco e estimula nos estudantes aspectos como convívio em equipe, socialização, concentração, auxílio nas questões de saúde e ergonomia, além da grande liberação de endorfina, hormônio responsável pelo aumento do bem estar e diminuição do estresse, resultando em um melhor desempenho dentro e fora de aula.

 

No Colégio Auxiliadora Petrolina as atividades extra sala são acompanhadas pela coordenação de Esportes, Arte e Cultura que, nestes primeiros meses do ano, já acumula uma série de conquistas dos atletas em competições nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. De acordo com a coordenadora e professora de Educação física, Rafaela Amaral, a atenção que é dada aos alunos do Colégio Auxiliadora e também da filial, CEMAM, é revertida no empenho dos estudantes. “Todas as atividades têm uma finalidade pedagógica, não é apenas recreação. Ao estimular a prática de esportes estamos exercitando nos alunos aspectos cognitivos, motores e emocionais que os farão ter melhores resultados na aprendizagem e também nas suas relações sociais”, avalia a professora.

 

Futsal


O futebol é uma paixão nacional e no colégio Auxiliadora não seria diferente, o esporte é um dos mais procurados e apesar da pouca idade, os jogadores se dedicam aos treinos e jogos como profissionais. Com times nas categorias de base, os estudantes do Auxiliadora participaram recentemente de competições que contaram com a participação de um expressivo número de equipes de médio e grande porte. Como a Copa de Futsal do Vale, que reuniu dezenas de times de diversas escolas e associações de Petrolina-PE e Juazeiro-BA e a Copa Tv Grande Rio de Futsal.              


Os resultados obtidos pelos jogadores podem ser visto na sala de troféus do colégio, que está repleta de premiações. Desta vez foram os times do Sub 11, Sub 13 e Sub 15 que trouxeram os títulos de campeões e  vice da Copa de Futsal do Vale.              

Xadrez


Um pouco menos popular, mas não menos importante, o Xadrez também é um esporte que estimula nos competidores um alto poder de concentração e estratégia. A modalidade tem vários adeptos no Colégio Auxiliadora e também na filial, CEMAM. Nossos alunos se destacaram na 3ª edição da Copa América de Xadrez. O estudante do Auxiliadora, Paulo Victor, conquistou o primeiro lugar na categoria SUB 14. Também tivemos Pedro Henrique ficando com a segunda colocação do SUB 14. O enxadrista Rafael Duarte terminou a competição em no segundo lugar, no SUB 10. A competição teve a participação de 78 enxadristas.

 

Aperfeiçoamento

 

Os atletas e praticantes de atividades extra sala são assistidos por uma equipe que se dedica inteiramente ao aperfeiçoamento de suas aulas. O contínuo estudo de práticas e técnicas, por parte dos professores, faz com que os alunos tenham melhores resultados. Prova disto foi a recente representação de dois professores do Auxiliadora no II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, evento que discutiu os aspectos da motricidade humana no âmbito da saúde, educação e esportes. O Sensei e instrutor de Karatê, João Filho e a professora de Ginástica Rítmica, Betsabéia Vieira, foram trocar experiências e se abastecer de conhecimento para que os seus alunos possam se desenvolver cada vez mais e melhor.

 

 

Fonte: Comunicação e Marketing Colégio Auxiliadora Petrolina