eventos e notícias

Capacitação dos professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio para a elaboração de itens na perspectiva do ENEM e uso da TRI Nas escolas
Capacitação dos professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio para a elaboração de itens na perspectiva do ENEM e uso da TRI

Colocando-se sempre como protagonista na área de inovação educacional e primando pela formação integral de seus alunos, a Rede Salesiana de Escolas (RSB-Escolas), dentre os diversos cursos oferecidos, traz para os professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede o curso de formação para a Elaboração de Itens na Perspectiva do ENEM e Uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

 

Com a intenção de capacitar os professores para que possam oferecer um suporte de excelência aos alunos que futuramente participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), essa formação traz uma reflexão sobre a importância da avaliação no processo de aprendizagem e ainda possibilita uma melhor compreensão sobre a estrutura e as implicações do ENEM, além de diagnosticar concepções sobre avaliação da aprendizagem em geral e avaliações de larga escala.

 

Direcionando-se o foco para as exigências das avaliações, percebe-se a necessidade de se compreender os critérios de elaboração de itens de múltipla escolha. Nesse sentido, os professores participantes deste curso de formação poderão elaborar, realizar análise e validação de itens, considerando os critérios de elaboração, além de reconhecer os princípios básicos da Teoria Clássica de Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) primordiais para a certificação de que os alunos da rede recebam a melhor preparação para as diversas exigências do meio educacional.

 

De fevereiro a maio de 2018, o curso de capacitação para Elaboração de Itens na Perspectiva do ENEM e Uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) ocorre através de encontros locais de acordo com o calendário de cada Polo, o que possibilita a mesma qualidade de formação a todos os profissionais da rede fortalecendo assim a missão educacional salesiana. Dentre alguns dos comentários dos professores que já participaram ou estão participando do curso, há quem considere de extrema importância o investimento da RSB-Escolas em cursos de formação pedagógica que trazem uma ressignificação da metodologia de trabalho em sala de aula. Há ainda quem perceba a importância deste novo olhar para as novas formas de avaliação pois “já não há espaço para uma avaliação do conteúdo pelo conteúdo, ”

 

Para mais informações sobre este e outros cursos da RSB-Escolas, clique aqui

Ou acesse o Plano Integrado de Formação da Rede Salesiana Brasil