eventos e notícias

Dia da mulher nas escolas salesianas Nas escolas
Escolas salesianas exaltam a figura feminina

No dia 8 de março, comemorou-se o dia internacional da mulher e as escolas salesianas não pouparam esforços para homenageá-las.

 

Colégio Dom Bosco de Porto Alegre promoveu ações envolvendo as alunas, educadoras e demais mulheres da comunidade escolar. Sete grandes mulheres inspiradoras da história mundial (a revolucionária Anita Garibaldi, a jovem ativista Malala, a religiosa Madre Teresa de Calcutá, a pintora Frida Kahlo, Mamãe Margarida, a mãe de Dom Bosco, a jogadora de futebol Marta e a líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, Maria da Penha) foram representadas por alunas do Ensino Médio.

 

As jovens fizeram uma doce acolhida às mães, com a distribuição de balas na entrada dos turnos. Depois, o grupo passou pelas salas de aula do 6º ano/EFII ao Ensino Médio, conversando com as turmas sobre a importância destas mulheres nos cenários nacional e internacional. Para as educadoras da escola, a temática da Mulher Maravilha foi a escolhida para as homenagens. Professoras e funcionárias receberam um cupcake personalizado com a heroína, lembrança que tornou mais doce este dia especial! 

 

CCA Dom Bosco Lapa realizou o primeiro Festival do Dia da Mulher, visando despertar o senso crítico das crianças e adolescentes. Cada oficina, utilizou seus dons para homenagear as mulheres, em especial as do Centro Juvenil. A Oficina de Expressões utilizou músicas com letras marcantes, o Futsal apresentou um acróstico, trazendo a campo as grandes qualidades das mulheres, já a culinária preparou uma receita com os temperos femininos. O artesanato preparou o ambiente para ficar mais acolhedor e o Circo emocionou com sua declaração. As apresentações contaram com a presença de todas as funcionárias do Centro Juvenil e da Coordenadora do projeto Caminhando do CEAF.

 

Colégio do Carmo promoveu uma Roda de Conversa com as alunas do Ensino Médio, na intenção de ressaltar a importância da figura feminina e promover o cuidado com a vida da mulher em todas as suas fases. O bate-papo foi conduzido pela Diretora Ir. Teca, juntamente com a Orientadora Educacional Maria Eunice e a Coordenadora de Pastoral Ir. Fabiana. Libertar todo amor e beleza que residem no coração feminino foi a tônica dada à partilha que, mais do que um “falar” por parte das educadoras, consistiu em um “ouvir”, deixando que as estudantes falassem e partilhassem seus anseios, dúvidas e sonhos.

 

Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu duas Psicólogas Policiais Civis da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Rio do Sul para falar sobre o tema: Violência Contra a Mulher. Cláudia Mara Fronza da Silva, assistente social do colégio, foi responsável pela mediação do encontro. O Colégio entende que a educação deve voltar-se para ensinar continuamente o respeito à vida e aos valores humanos, isso refere-se à promoção da cultura da paz. É também missão do Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul formar agentes mediadores da paz apontando, aos alunos, a direção da vida e dos valores humanos e cristãos.

 

Iniciando suas hoenagens na quarta-feira 07, o Salesiano Dom Bosco (Paralela) fez o lançamento do livro da autora baiana, Fabiana Barros e, na quinta-feira, aconteceram Altos Papos sobre a Mulher, uma série de palestras para os alunos, professores e familiares no teatro da unidade.

 

Já no Salesiano do Salvador (Nazaré), o Projeto Caminhando Juntos foi focado em palestras para as famílias. O tema, desta vez, foi Violência Familiar, ministrado pela Coordenadora de Autonomia e Violência da Secretaria de Politicas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Michele Fraga

 

Colégio Salesiano Aracaju comemorou a data abordando as dificuldades e esforços das mulheres para obter igualdade na sociedade. Os candidatos do Projeto Liderança produziram ações, imagens e vídeos sobre a importância da mulher. A palestrante e psicanalista Petruska Passos apresentou o tema O tempo e os desafios da Mulher Contemporânea para colaboradoras e mães.

 

As escolas da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) norteiam suas atuações e preservam o carisma salesiano a partir de grandes exemplos femininos: Mamãe Margarida, mãe de Dom Bosco; Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora, cultivando nos corações dos alunos o amor, o carinho e o respeito que essas mulheres engajadas inspiram.

 

Fonte: Comunicação e Marketing Colégio Dom Bosco de Porto Alegre, CCA Dom Bosco Lapa, Colégio do Carmo, Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul e Salesiano do Salvador