eventos e notícias

CEMA de Brasília trabalha o descobrimento do Brasil de forma criativa e participativa Nas escolas
Alunos do 4° ano do CEMA de Brasília encenam o primeiro contato entre os indígenas brasileiros e os portugueses

Visando a importância de se abordar a realidade da história do Brasil, os alunos do 4° ano do Centro Educacional Maria Auxiliadora - CEMA - de Brasília abordaram o tema "Descobrimento do Brasil" de uma forma bem criativa e participativa. 

 

A atividade, que visava tornar o conteúdo ainda mais significativo, deu oportunidade para que os alunos compreendessem um pouco mais a histórria do país em que vivem, sua cultura e origem dos seus costumes.

 

Após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula, eles representaram, por meio de um teatro, a chegada dos portugueses ao Brasil. Vivenciando um momento maravilhoso de grandes descobertas. 

                     

O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data, as caravelas da esquadra portuguesa, comandadas por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte que, posteriormente, foi batizado de Monte Pascoal. No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.