eventos e notícias

Capacitação para uso da Coleção Imaginação e Arte Nas escolas
Edna Ande e Sueli Lemos

Com a intenção de contribuir para a qualificação da ação educativa e evangelizadora da Rede Salesiana, a RSB-Escolas oferece o curso de capacitação para uso da Coleção Imaginação e Arte direcionado aos Coordenadores/Supervisores Pedagógicos e Professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, buscando abordar propostas metodológicas para o desenvolvimento de trabalho integrado com a coleção.

 

De acordo com Edna Ande, uma das criadoras da coleção, o material de Imaginação e Arte foi pensado para ser “totalmente diferente, fugindo dos padrões de livros de artes onde as crianças apenas escrevem e desenham. ” A ideia era fazer “um livro de literatura que abrangesse todas as linguagens artísticas exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ” saindo, assim, do simples livro de artes e passando para uma coleção de “livros literários de caráter pedagógico-didático, ” diz Sueli Lemos, também criadora da coleção.

 

Devido caráter inovador da coleção, viu-se necessário a realização dessa capacitação para seu uso, com a intenção de propiciar plenos conhecimentos sobre o material, permitindo assim a utilização de todo seu potencial em sala de aula dando um novo significado à importância do estudo de Artes em meio as demais disciplinas escolares.

 

Dentre os relatos anônimos sobre a eficácia do curso, alguns participantes reconhecem a inovação das autoras e também professoras Edna Ande e Sueli Lemos afirmando que “O trabalho foi desenvolvido com muito amor, conhecimento e criatividade. ” Ainda há quem afirme que “A apresentação e sugestões de trabalhos com os livros superaram as expectativas ” por tratar-se de um material diferenciado que propicia o trabalho interdisciplinar e a formação integral dos alunos.

 

O curso de capacitação para uso da Coleção Imaginação e Arte iniciou em janeiro de 2018 e se prolonga até junho do mesmo ano com encontros presenciais de acordo com o calendário de cada Polo.

 

Para mais informações sobre os cursos oferecidos pela RSB-Escolas, visite o site do Centro Salesiano de Formação ou consulte o Plano Integrado de Formação.

 

Fonte: Rede Salesiana Brasil de Escolas