eventos e notícias

Curso de aperfeiçoamento - Desenvolvimento de competências gerais na perspectiva da Identidade Salesiana Em destaque
Curso Desenvolvimento de Competências Gerais na Perspectiva da Identidade Salesiana

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), por meio de uma parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, trouxe para os gestores (diretores, supervisores e coordenadores) da Rede o curso de aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competências Gerenciais na Perspectiva da Identidade Salesiana, visando a formação de profissionais salesianos, de modo a fortalecer o carisma e a prática educativa no Brasil por meio da valorização de gestores que atuem como líderes e multiplicadores.

 

Esse curso de aperfeiçoamento foi organizado a partir do Programa Formacion Inicial para Directivos de las Escuelas Salesianas en America, concebido, executado e coordenado por D. Miguel Angel García, SDB, do Dicastério para a Pastoral Juvenil (Direção Geral - Obra Dom Bosco, Roma), o qual já formou 400 diretores e/ ou gestores de diversos países da América Latina. A proposta nasceu da necessidade de formar nas escolas um corpo estratégico de gestores, com capacidade de liderança para superar os desafios que se apresentam no contexto educacional da atualidade.

 

O primeiro dia de programação contou com a presença da Ir. Adair Sberga, FMA – Diretora-Executiva da RSB-Escolas e Diretora/Primeira Vice-Presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC). Ir. Adair contextualizou o nascimento do curso de Extensão, que há dois anos vem sendo desenvolvido para proporcionar soluções e inovações na gestão educacional salesiana.

 

O Prof. Me. Silvio Guarde e a Prof. Me. Ericka Vitta ressaltaram a importância do feedback das escolas envolvidas, para que o trabalho gere indicadores e seja aprimorado continuamente, com eficácia nos processos educativos e fidelidade à proposta, missão e identidade salesiana. A Prof.ª Me. Iraji Oliveira Romeiro proferiu a palestra "Planejamento e Processo", com informações práticas para uma gestão compartilhada e que contemple o ensino como um desafio construtivo, e não como mera articulação de burocracias administrativas. O Pe. Jovandir Batista da Silva, diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá-MG, esteve no encontro e compartilhou suas impressões quanto ao formato de gestão e educação para os dias atuais, reconhecendo ser preciso “sair da zona de conforto para buscar novos conhecimentos e estabelecer metas”.

 

"Algo que gostaria de ressaltar é que, além de poder colocar em prática o que estamos aprendendo nos módulos, também estamos tomando conhecimento das experiências desenvolvidas nas outras escolas da Rede e que podemos também trazer para nossa escola. Isso é trabalhar em rede. " Disse a diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco - Centro, Manaus, Sandra Elaine Siqueira Corrêa, uma das participantes do curso. 

 

Adriana Maciel Scaldaferri dos Santos, Diretora Pedagógica do Colégio São Joaquim de Lorena, se sentiu privilegiada em participar do curso e comenta: "Os módulos são pertinentes à nossa prática pedagógica e sem deixar de lado o carisma salesiano que, o tempo todo, permeia conteúdos, discussões e partilhas. Sem dúvida não atinge apenas um público, mas a todos que trabalham em uma instituição Salesiana. "  

 

O curso Desenvolvimento de Competências Gerenciais na Perspectiva da Identidade Salesiana, foi parcialmente subsidiado pela RSB-Escolas e, com o intuito de proporcionar maior flexibilidade aos participantes na gestão do tempo e organização dos estudos, as aulas foram realizadas predominantemente à distância, com dois encontros presenciais no Campus Santa Teresinha da UNISAL.

 

O encontro presencial foi um dos pontos altos do curso, colaborando para a consolidação de todo o conteúdo assimilado. Segundo Robson dos Santos da Silva, Coordenador de pastoral no Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul -SC, "Para mim, sem dúvidas, o ponto alto do curso foi o encontro presencial, no qual pudemos revisar os conteúdos estudados à distância, conhecer os professores tutores, desenvolver e aprofundar os temas do curso com palestras incríveis e ainda trocar ideias com gestores das escolas salesianas de todo o Brasil. Me sinto muito agradecido e privilegiado por participar deste curso."

 

Sandra também aprovou o encontro presencial: "E o que falar do encontro presencial? Excelente!" Assim como Adriana, "Quanto ao encontro presencial, foi maravilhoso. Partilhas e aprendizado são palavras que definem este momento. Nossa identidade salesiana é o que move nossas escolas.... Precisamos nos aperfeiçoar sempre." 

 

Para Elisângela Mendes dos Santos, vinda do cenário educacional de Jaboatão dos Guararapes-PE, a presença empática do docente faz toda a diferença no ensino salesiano: “estar perto não quer dizer que o aluno vai aprender, mas as escolas salesianas estão se preparando. Este é um dos cursos mais diferentes que eu já fiz – não tem só teoria, mas também a prática. Sou gestora e me deparo com todas as adversidades que se possa imaginar, e sei que o gestor tem que estar à frente do seu tempo, assim como Dom Bosco”.

 

Novas vagas serão abertas para a segunda turma que iniciará em agosto de 2018. Todos os diretores e a equipe gestora das escolas estão convidados a se inscreverem.

 

Para mais informações sobre os cursos oferecidos pela RSB-Escolas, clique aqui