eventos e notícias

Jornada Pedagógica do IDB- Campos: Desafios da educação no século XXI Nas escolas
Professores e colaboradores do IDB-Campos participam da Jornada Pedagógica: Desafios da educação no século XXI

Nos dias 1, 2, 3 e 5 de fevereiro, o Instituto Dom Bosco -IDB- de Campos dos Goytacazes/RJ, realizou sua tradicional Jornada Pedagógica, tendo como objetivo o encontro, a formação, a capacitação, a oração e a reflexão sobre as práticas educativas a serem realizadas em 2018. Esse ano, a jornada centrou-se no tema: “Desafios da educação no século XXI” e contou com a presença de profissionais de excelência da região.

O primeiro dia foi marcado por muita espiritualidade, característica esta, intrínseca ao ambiente educativo salesiano. Durante a acolhida foi apresentado o novo diretor geral do IDB-Campos, Pe. Francisco, o qual apresentou a Estreia e a Campanha da Fraternidade 2018 aos professores e colaboradores. Em seguida, o assessor pedagógico, Pe. Antidio, realizou a análise das orientações presentes no manual do professor.

Como ponto alto da Jornada, os professores e equipe técnico-pedagógica tiveram a honra de receber, no dia 02/02, o professor Dr. Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O Dr. Jefferson, ministrou uma palestra sobre o impacto das novas tecnologias na educação do século XXI, ressaltando a ubiquidade das tecnologias digitais em nosso cotidiano, os desafios da aprendizagem contemporânea e a necessidade de formação docente permanente. A partir de sua impactante exposição, os professores e professoras do IDB-Campos refletiram sobre a multiplicidade de saberes das novas gerações e, assim, puderam repensar suas metodologias de ensino, tendo como alvo o protagonismo estudantil. A palestra também contou com a presença dos professores responsáveis pelo Centro de Referência do IFF, Dr.ª Larissa Brum e Dr.º Breno Terra.

Dando continuidade à Jornada, as educadoras do Infantil e Fundamental I tiveram um sábado (03/02) recheado de conhecimento. A professora Márcia Pessanha, coordenadora do curso de Pedagogia da Uniflu, abordou a ludicidade na Educação Infantil em consonância com a nova Base Nacional Curricular Comum. Já as educadoras do Fundamental 1, contaram com os saberes das professoras: Edda, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, e Cristina Pedra, coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação. Neste segmento, foram analisados e discutidos os descritores de Língua Portuguesa e Matemática com apoio do material didático da Edebê.

No dia 05/02, encerrando as atividades da Jornada Pedagógica 2018, os professores e professoras da Educação Infantil ao Ensino Médio realizaram o planejamento do ano letivo em parceria com a supervisão pedagógica, correspondente a cada segmento, orientação educacional, assistência pedagógica e tecnologia educacional.