eventos e notícias

Formação Pedagógica-Pastoral com os Educadores Pastoral
Semeando e intensificando o carisma salesiano entre os educadores

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. ” (FREIRE).

É com base nessa reflexão que, durante a semana do dia 30 de janeiro à 02 de fevereiro, a equipe pedagógica do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), retornou às atividades a partir do plano de formação, no qual é desenvolvido ao longo do ano letivo com o corpo docente.

Durante a semana, os assuntos abordados foram:

1º dia - 30/01

Escola Salesiana em Pastoral

Formador: Sérgio Junqueira - Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião; Doutor e Mestre em Ciência da Educação; Licenciado em Pedagogia; Bacharel em Ciência Religiosa - Curitiba – Paraná.

 

2º e 3º dia – 31/01 e 01/02

A voz do Planejamento – Oficina de Planejamento a partir do documento consolidado coletivamente na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (INSA), em 2017.

Formadora: Profª Drª Roselane Zordan Costella - Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Coordenadora Institucional do PIBID/UFRGS. 

 

4º dia – 02/02

Tema abordado aos professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio: Elaboração de itens na perspectiva do Enem, fundamentados na Teoria de Resposta ao Item (TRI),

Professoras Berçário: realizaram a devolutivas de planejamentos das primeiras semanas de adaptação dos bebês.

Professores EF1: retomada dos planejamentos e estudo do livro “Brincar e Cartografar”.

 

Vale ressaltar, que durante a semana do dia 05 de fevereiro os professores estão realizando reuniões por área do conhecimento, bem como o planejamento pedagógico-pastoral.

 

Por: Cintia Preis de Andrade Stramosk