eventos e notícias

Alunos produzem revista sobre cuidados com os idosos Pastoral
Fonte: Marianna Rosa Silva.

Familiares e educadores participaram do lançamento da revista Semear, desenvolvida pelos alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi. Publicação partilha experiências de alunos em visitas a asilos.

 

Familiares e educadores participaram da cerimônia de lançamento da revista Semear, desenvolvida pelos alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi de Vitória-ES. A publicação faz parte da sétima edição do Projeto Revista, que no ano letivo de 2017 destaca o tema “O cuidado com o idoso”. A atividade é desenvolvida por meio das disciplinas de Redação, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol, Geografia e História.

 

Durante o evento, os estudantes relembraram os momentos de produção e pesquisa durante as visitas e encontros com os idosos atendidos pelo Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma) e pela Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada. Eles também partilharam depoimentos sobre as experiências de voluntariado vivenciadas por meio do projeto.

Para a aluna da 2ª série C, Juliana Mutz, o projeto Revista oportunizou um aprendizado para toda vida. “Aprendemos, mais uma vez, os limites humanos diante da doença, da velhice e, algumas vezes, do abandono. Testemunhamos também o poder da doação e da gentileza”, afirmou. 

 

Formação acadêmica e pessoal

 

De acordo com o orientador educacional do ensino médio, Fabiano Rezende, a atividade desempenha um papel importante na formação dos educandos. “A possibilidade de intervenção em uma situação real, aliada à construção de habilidades acadêmicas importantes como a produção textual e o despertar do senso crítico, oferece aos educandos vivências e experiências que são fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto bom cristão e honesto cidadão, princípios básicos que resumem a visão de Dom Bosco sobre a finalidade do ato educativo”, destacou.