eventos e notícias

Professora da RSB-Escolas acerta tema da redação do ENEM e recebe carinho de alunos Em destaque
Fonte: RSB Informa. Com informações do Colégio Dom Bosco de Três Lagoas-MS.

A professora do Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas-MS, Nalija Telma da Mata, acertou o tema da redação do ENEM 2017 na preparação dos estudantes para o exame. Nalija, que leciona literatura, língua portuguesa e redação na escola, trabalhou em seu laboratório de escrita o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", que pegou de surpresa diversos estudantes e professores neste ano.   

 

Não é a primeira vez que um docente do Colégio Dom Bosco acerta o tema da redação do ENEM. No ano passado, o professor Rogger Miranda, de Sociologia, e Raphael Lucas, de Ensino Religioso, prepararam os alunos para formarem seu senso crítico sobre o tema da “intolerância religiosa”.

 

O acerto também é fruto de uma preocupação constante da escola com a formação dos estudantes, por meio do Projeto de Leitura e Escrita, coordenado pela educadora Vanessa Campioto, que tem o objetivo de despertar nos alunos do ensino fundamental ao ensino médio o gosto pela leitura, a escrita e a interpretação de textos.

 

Reconhecimento dos alunos

 

Os alunos do Colégio Dom Bosco que fizeram o ENEM neste ano reconheceram a importância da professora Nalija e dos laboratórios de escrita da escola na preparação.

 

“As aulas da professora Nalija, tanto no período matutino quanto no vespertino, nos ajudaram imensamente na realização do ENEM. Os mapas conceituais, as citações, os temas que ela nos ensinou deram uma grande força na realização da prova. Obrigado, Nalija, você é uma profissional excelente”, comemora o aluno Luís Gabriel Ruiz.

 

A aluna Ana Spadon ressalta a importância dos laboratórios realizados semanalmente na escola e afirma ter se sentido segura no momento de escrever sua redação. “O acerto do tema teve grande importância na hora da realização da prova. Pude juntar todos os conhecimentos repassados em sala, conseguindo realizar um bom texto”, disse.

 

Para o aluno João Pedro Amorim, o laboratório de redação permite não só aprender a técnica da dissertação, ensinando a escrever com mais agilidade e conhecimento, como também simula o tempo e o espaço de uma prova real. O acerto do tema, então, foi ainda melhor e lhe trouxe ainda mais confiança: “Poucas semanas antes da prova, ela nos passou todas as informações necessárias para falarmos sobre acessibilidade geral e as condições dos deficientes em nosso país”, relembra.