eventos e notícias

Alunos do ensino médio participam de projeto para diminuir tensão pré-vestibular Vestibular
Fonte: Thirza Santos.

A adolescência é um período de efervescência, tudo toma uma proporção maior. É também nesta etapa da vida que é necessário tomar decisões difíceis, como a escolha da profissão. Isto somado a rotina de estudos escolares, pressões sociais e descobertas.

 

Para ajudar os alunos a administrarem de forma saudável todos estes conflitos internos, a equipe de psicólogas do ensino médio do Colégio Auxiliadora de Petrolina-PE desenvolve o projeto Cuca Fresca. Coordenado pela psicóloga Izabel Vasconcelos, o projeto antecede o período de realização de provas, como o ENEM, e pretende ser um momento em que os estudantes consigam externar e socializar suas inquietações.

 

Com encontros semanais, que acontecem às terças-feiras durante 60 minutos, o Cuca Fresca proporciona momentos de relaxamento, dinâmicas de grupo, expressão artística e corporal, reflexões, dicas de alimentação saudável, exercícios de pilates e roda de conversa com os pais.

 

A psicóloga Izabel Vasconcelos explica que a ideia do projeto partiu da observância que a maior parte dos adolescentes manifestam medos internos, sentimentos de culpa, conflitos na família, na escola e questionamentos no contexto da formação de identidade. “Observamos que as aspirações pessoais e o futuro são fontes de intensa angústia, nesse momento que antecede o vestibular, através do Cuca Fresca, propomos minimizar as ansiedades frente a esse acontecimento na vida do jovem”, explica Izabel.

 

O projeto faz parte da cultura salesiana de acolhimento aos estudantes, exercitando na prática os valores de partilha, comunhão e respeito.