eventos e notícias

Maleta literária: projeto para o ensino fundamental estimula a leitura Nas escolas
Fonte: RSB Informa.

De iniciativa da professora Michelle Caixeta, projeto desenvolvido com alunos do ensino fundamental do Colégio Auxilium de Anápolis-GO incentiva o hábito da leitura em família.

 

Escolher livros na biblioteca, levá-los para casa, lê-los em família e compartilhar a experiência com a turma. Essa é a proposta da Maleta Literária, idealizada pela professora Michelle Caixeta, e trabalhada com alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Auxilium de Anápolis-GO.

 

O aluno leitor da vez é escolhido numa sequência que segue a lista de chamada. Ele recebe a maleta com três livros, escolhidos entre os livros de literatura da biblioteca sugeridos para sua faixa etária. No suporte, segue também um caderno de registro, onde ele fará desenhos sobre a história e anotará informações do livro para recontá-lo, mais tarde, aos colegas.

 

Dentre as três opções, o aluno e seus familiares escolhem o livro que será trabalhado e ficam com o material por uma semana. Na última etapa, numa roda de conversa com os colegas, a criança conta a história do livro e distribui a todos uma lembrança que tem a ver com o tema da obra, confeccionada com a ajuda dos familiares.  

 

Michele destaca que o projeto tem sido muito bem aceito e as aulas têm sido bastante animadas. “Percebo entusiasmo tanto dos alunos como das famílias. Se preocupam e se empenham em realizar um ótimo trabalho. As crianças estão melhorando no reconto e na oralidade, além de vencer a timidez de falar para toda a sala”, relata.

 

Para a diretora pedagógica do Colégio Auxilium, Rute Camargo da Silva, é muito importante para a escola observar e incentivar as boas práticas, e a Maleta contribui ainda para dar mais autonomia aos alunos. “Contribuímos para o protagonismo da criança: escolher o livro, escrever, relatar o conto, aprimorar a sua expressão escrita e oral. A partir do momento que a criança leva algo a ser trabalhado com a família, contribuímos também para esse momento tão significativo entre criança e família”, afirma.