eventos e notícias

Trabalhos salesianos se destacam em feira estadual de matemática Em destaque
Com informações de Daiane Moresco.

Dois projetos do Colégio Auxiliadora de Campos Novos-SC receberam destaque na XXXIII Feira Catarinense de Matemática, realizada em Criciúma no final de setembro. São eles os projetos “Música x Matemática”, desenvolvido pela turma do 8º ano do ensino fundamental e apresentado pelas alunas Karen Ubial Pereira e Heloisa Pasquali; e “Desmistificando a Matemática do Imposto de Renda”, trabalhado pela turma do 1º ano ensino médio e apresentado pelas alunas Ana Laura Fronza e Ana Lívia Andrade.

 

Sob orientação das professoras Joelma Scolaro e Juliana Veiga, os trabalhos abordaram temas relevantes para a vida das pessoas. O projeto musical mostrou que a matemática e a música são bem mais próximas do que normalmente se imagina. “O pensamento lógico matemático auxilia no entendimento de conceitos relacionados ao cenário musical, tais como notas, intervalos, escalas e frequência”, explica a professora Joelma.

 

Já o trabalho do ensino médio envolveu pesquisa e coleta de dados e foi realizado em sala de aula no decorrer do primeiro trimestre letivo. A ideia foi utilizar a modelagem matemática para resolver questões do dia a dia das pessoas, como o cálculo do imposto de renda. “Os modelos foram utilizados na aplicação e na resolução de funções de forma a enriquecer nosso conhecimento matemático e a despertar o raciocínio lógico para resolução de situações-problema de nosso cotidiano”, relata a professora Juliana.