eventos e notícias

Os Jogos Intersalesianos e o protagonismo juvenil Em destaque
Fonte: Bianca Piquet.

Em setembro, o Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói-RJ sediou o Intersalesianos 2017, um grande evento pedagógico-pastoral que englobou educação, cultura, socialização e, principalmente, o esporte. O evento reuniu escolas salesianas do Rio de Janeiro e Espírito Santo ligadas à Inspetoria São João Bosco. 

 

Neste mês, uma das participantes do evento, a aluna Mariana Figueiredo, do 2º ano do ensino médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, enviou um belo depoimento sobre a experiência, coletando também depoimentos de colegas que participaram. Confira.  

 

O Sistema Preventivo de Dom Bosco e os Jogos Intersalesianos

 

O Sistema Preventivo de Dom Bosco propõe o Protagonismo Juvenil nas escolas, que visa despertar lideranças entre os jovens e, assim, formar bons cristãos e honestos cidadãos. O Protagonismo Juvenil coloca o jovem como personagem principal, escritor e construtor de sua história, sendo responsável por criar um mundo melhor e tomar decisões que busquem o bem comum. Desse modo, líderes poderão ser formados, mostrando que a juventude é capaz de transformar a realidade atual do mundo.

 

A Rede Salesiana Brasil de Escolas procura influenciar seus alunos e jovens a exercer esse protagonismo em seu dia a dia, confiando a eles o serviço e coordenação de eventos e atividades propostas pelos colégios. Sendo assim, não poderia ser diferente no XII Jogos Intersalesianos. A sede dessa edição foi o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói-RJ. O colégio conta com uma Pastoral Juvenil que não mediu esforços para o Intersalesianos existir. Mobilizaram-se, trouxeram novos alunos para servir e todos abriram mão de seus dias de descanso para participar de reuniões, unindo ideias para um evento com o rosto jovem, além de saírem de suas casas durante o feriado e dedicarem-se 100% durante todos os dias dos Jogos. Os alunos salesianos puderam provar que suas idades não os atrapalham a tomar decisões e assumir responsabilidades.

 

 

É perceptível que a filosofia de Dom Bosco permanece viva e forte nos dias de hoje! Nesses Jogos, os jovens puderam desenvolver o protagonismo e perceber o quanto são capazes de transformar toda e qualquer situação a sua volta!

 

Já dizia Dom Bosco: “O meu sistema? Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe agrada. A questão é descobrir neles germes de boa disposição e procurar desenvolvê-los”. Dessa forma, os educadores salesianos, seguidos pelo ensinamento de seu Pai Fundador, confiam serviços em eventos, como o XII Jogos Salesianos, aos seus jovens, proporcionando-os experiências que levarão por toda as suas vidas!”

 

A palavra dos jovens:

 

“É bom saber que a direção e os funcionários confiam em nós. Isso já é um avanço e nos ajuda a amadurecer, pois tomamos muitas decisões e cuidamos de coisas que não fazemos normalmente por nos julgarem ‘novos’. Dentro do Colégio Salesiano eu sinto bem esse protagonismo, pois tem-se uma convivência de igual para igual entre professores, funcionários e alunos. E no Intersalesianos não foi diferente. Como sempre digo, Dom Bosco sorri para nós quando usamos nosso ‘poder jovem’: a animação, a sinceridade e o apoio. É daí que sai o protagonismo” - João Victor Brandão, aluno da 3ª série EM e voluntário na Comissão de Animação.

 

 “Trabalhar ao lado de toda a equipe durante esses dias foi uma experiência única e gratificante. Nós doamos energia, tempo e talento... E ganhamos muitas coisas em troca como contato com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas. A melhor coisa é a satisfação de se sentir útil! E isso você só encontra no Salesiano. Tenho certeza que esses dias vão ficar marcados nas nossas memórias. Também, não é para menos, tendo uma equipe maravilhosa de funcionários, alunos e atletas. A gente arrasou!” - Fernando Oliveira, aluno da 1ª série EM e voluntário na Comissão de Animação.


 “A oportunidade única que tive de trabalhar nos Jogos Intersalesianos 2017 foi incrível, aprendi muito com todos e saí realizada. As pessoas tinham uma energia ótima e fizeram tudo ser especial. Recomendo muito e estou com saudades.” – Lídia Lima, aluna da 3ª série EM e voluntária na Comissão de Comunicação.

 

“Os jogos Intersalesianos foram motivo de integração entre a Rede Salesiana Brasil. Promoveu a união entre pessoas de diferentes escolas e acabou sendo motivo de amizades. Adorei poder participar e trabalhar nesse evento como voluntária, de sentir a energia dos atletas e poder fazer novos amigos. Foi um dos melhores momentos do Salesiano Santa Rosa esse ano e é algo que vou levar comigo para sempre. Foi maravilhoso!” – Maysa Barreto, aluna da 1ª série EM e madrinha da Delegação de Santa Rosa.