eventos e notícias

Escola trabalha a cidadania na Semana da Pátria É Festa!
Fonte: Andrezza Nonato.

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis. Saber viver em comunidade não é fácil e nos coloca em um aprendizado constante. Em tempos de crise política, econômica e de muitos questionamentos éticos, como as pessoas podem se doar, ter boas ações e cobrar atitudes conscientes umas das outras, sem se deixar levar por desavenças, brigas ou desrespeito?

 

Foi a partir destas preocupações que o Serviço de Orientação Educacional do Colégio Salesiano Aracaju-SE desenvolveu na Semana da Independência um ciclo de atividades especiais. Entre as quais, rodas de conversa com a assistente social Jaqueline Dantas, leituras e teatro. O objetivo foi despertar nas crianças da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental a reflexão sobre a ética, o respeito, a democracia, a corrupção, a injustiça social e a política.

 

Uma das atividades do ciclo contou com a participação da Companhia de Teatro da ALESE (Assembleia Legislativa de Sergipe). Através da arte, conceitos muito importantes sobre cidadania, civilidade, construção da consciência crítica, por meio da literatura, foram apresentados aos alunos de forma lúdica e muito dinâmica em um trabalho primoroso desenvolvido pelos atores. As crianças responderam com bastante envolvimento e entusiasmo.

 

A orientadora educacional Tainara Andrade destaca a importância deste ciclo de atividades para despertar a reflexão cidadã: “Através dessas ações, buscamos desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às questões sociais do nosso país. Entendemos que também é nosso papel, enquanto escola, fomentar a discussão sobre a importância do exercício da cidadania para uma sociedade mais humana e justa”.

 

Para finalizar a semana, houve a entrada das bandeiras e execução do Hino Nacional. Aproveitando o momento, foram entregues as medalhas dos Jogos Internos da escola.