eventos e notícias

Atividades ensinam crianças a lidar com as emoções Nas escolas
Fonte: Equipe IMA.

As emoções se desenvolvem ao longo de todo o ciclo vital e elas determinam a forma como encaramos as diferentes situações do dia a dia e nosso modo de ver a vida. A criança pequena ainda está se descobrindo como indivíduo e paralelamente percebendo que o outro existe. Esta intrínseca relação se dá permeada por uma descoberta de sentimentos, muitas vezes contraditórios. Por isso, trabalhar as emoções desde cedo é fundamental.

 

Pensando nisso, a Equipe da Educação Infantil do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul-SC realizou atividades lúdicas que proporcionaram o encontro dos alunos com várias emoções: medo, alegria, tristeza, raiva e até mesmo sentimentos como o amor e valores como a solidariedade.  Cada turma usou metodologias diferentes, vivenciando e produzindo registros que pudessem expressar o que estavam sentindo.

 

Como culminância da atividade foi construído o “tunel das emoções”, uma passagem feita de lona e com vários objetos simbólicos por onde as crianças atravessaram, junto de suas famílias, e puderam descobrir, identificar e vivenciar emoções diferentes.  

 

Para a equipe pedagógica do IMA, é preciso “ensinar a criança a lidar melhor com as situações e com aquilo que está sentindo, a pensar sobre suas emoções, a identificá-las não somente em si, mas também nos outros. Ajudar a criança a canalizar suas emoções, a expressá-las, a controlá-las, favorece a comunicação com os seus semelhantes, ampliando possibilidades de interação, descobertas sociais e, principalmente, desenvolvendo sua inteligência emocional. Essas são coisas que vão ajudá-la ao longo de toda a sua vida”.