eventos e notícias

RSB participa de lançamento de cartilha sobre o Novo Ensino Médio Geral
Fonte: RSB Informa, com informações do Portal do Ministério da Educação. 

Nessa quarta-feira, 9 de agosto, a RSB marcou presença no lançamento da cartilha do Ministério da Educação sobre o Novo Ensino Médio. Evento foi realizado na biblioteca do Senado, em Brasília-DF, e contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho.  

 

A Rede Salesiana Brasil esteve presente na biblioteca do Senado nessa quarta-feira, 9 de agosto, no lançamento da Cartilha sobre o Novo Ensino Médio, produzida pelo Ministério da Educação, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, senadores, deputados e diretores de redes de ensino. Representaram a Rede Salesiana o Pe. José Marinoni, diretor-executivo da RSB, e a Ir. Adair Sberga, diretora-executiva da RSB-Escolas.  

 

Com o título “O que é importante saber?”, a cartilha apresenta, de maneira didática, as mudanças na estrutura curricular da educação brasileira. A publicação será distribuída nas escolas de todo o Brasil, a começar pelo estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do senador Pedro Chaves (PSC-MS), relator da Lei nº 13.415/2017, que cria o Novo Ensino Médio. “Fizemos essa cartilha porque, quando debatíamos a reforma, surgiram muitas perguntas, das mais simples às mais complexas. Alguns exemplares foram entregues a professores e alunos do Mato Grosso do Sul e a recepção foi muito boa”, explicou.

 

Entre as mudanças nessa etapa de ensino que a cartilha aborda estão o 

fomento ao tempo integral, o incentivo às formações técnicas e a flexibilização do currículo, que deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ter apenas três. Isso permitirá aos estudantes optarem pelas áreas do conhecimento e itinerários formativos que estejam de acordo com suas vocações. A Medida Provisória (MP) que institui o Novo Ensino Médio foi aprovada após nove audiências públicas e com 566 emendas de deputados e senadores.

  

“A gente já tem uma estrutura legal que foi viabilizada pela MP e, a partir disso, teremos a última etapa, que é a elaboração da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio, algo que esperamos estar homologado no início do próximo ano. Com isso, em 2019, todas as escolas estarão aptas a colocar em prática o Novo Ensino Médio”, afirmou Mendonça Filho.