eventos e notícias

Dia dos Avós no Colégio Auxiliadora resgata brincadeiras clássicas É Festa!
Fonte: Marcella Costa.

Para festejar o Dia dos Avós, a ser celebrado em 26 de julho, os alunos da educação infantil, Classe de Educação Especial e 1º ano do ensino fundamental do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto-SP fizeram uma homenagem aos avós. O encontro, que antecipou a comemoração e foi realizado no dia 29 de junho, devido às férias escolares, resgatou brincadeiras clássicas como dominó, pega-varetas, Jogo da Velha e Jogo da Bugalha – este último é composto por cinco peças, geralmente pequenas “almofadas”, que são lançadas para cima e o competidor deve pegar o maior número possível na parte de trás de uma das mãos.

 

As atividades começaram no “coração da escola”, a Capela. A diretora Geral, Luciana Orsini, deu as boas-vindas aos convidados. Em seguida, irmã Nice Lourenço, diretora da Comunidade Religiosa, fez uma oração e abençoou os participantes. A orientadora Educacional, Gislaine Silva, recitou a poesia “Brincar de Brincadeira”, adaptada do texto da escritora Renilda Munduruku. A coordenadora Pedagógica, Camila Bonome, explicou como seria a dinâmica preparada para o dia.

 

No Pátio das Árvores, os convidados se divertiram com os netos e recordaram a infância. Eles ganharam dois brindes – Jogo da Velha e pega-varetas. O objetivo do presente, segundo Gislaine Silva, foi possibilitar que as brincadeiras continuassem em casa nas férias. “As gerações atuais estão muito ligadas à tecnologia, como celulares, computadores e tablets. Os brinquedos darão aos avós a oportunidade de passarem um tempo diferente com as crianças, contando boas histórias e ensinando o valor da preservação desses passatempos”, afirmou a orientadora Pedagógica. Os Jogos da Velha e os Jogos da Bugalha foram confeccionados pelas professoras e assistentes a partir de materiais comumente usados em atividades pedagógicas em salas de aula. Dominós e pega-varetas foram comprados.

 

Compartilhando momentos

 

Arlete Souza, avó de Arthur Marques, do 1º ano, disse que participa dessa atividade há anos. Ela também já acompanhou o neto Victor Hugo Mello, que hoje está no 6º ano. “Achei tudo maravilhoso. Foi uma forma de unir a família e ‘mimar’ mais um pouco os netos”, brincou. Arthur contou que sua brincadeira preferida foi o Jogo da Velha. “A vovó me ensinou e eu até já ganhei dela. Continuarei treinando nas férias”, ressaltou.

 

Já Renata Hermoso, avó da Clara Lopes, do infantil 2, esteve no evento pela primeira vez. “Fiquei feliz em compartilhar esse momento com ela. Não pude estar nas vezes passadas, por conta de agenda, mas neste ano aproveitei muito”, afirmou. Sônia Araujo, avó da pequena Beatriz Bravo Araújo, do infantil 3, valorizou a oportunidade de se aproximar ainda mais da neta. “Esse encontro nos deu a chance de ensiná-los algo, mas também de aprendermos juntos”, concluiu.