eventos e notícias

Alunos de Macaé se classificam para etapa estadual da OBR Em destaque
Fonte: Moira Paula. Foto: Paolla Itagiba.

No último sábado, dia 8 de julho, os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental II e da educação técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória  (INSG Castelo) participaram, com cinco equipes, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Cidade Universitária, em Macaé. O Castelo conseguiu o 4º lugar e seguirá para a etapa estadual, que acontece em setembro.

 

A OBR tem como objetivo identificar jovens talentosos, estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, promover debates e atualizações e tem como público-alvo todos os estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional.

 

“Certamente a participação na OBR foi mais uma oportunidade de novas aprendizagens e novos desafios para nossos alunos. Nossa equipe de professores fez um belíssimo trabalho e nossos alunos foram focados em adquirir conhecimento. São nosso orgulho”, disse a coordenadora pedagógica Dalgiza Rodrigues, parabenizando os professores Luemy Àvila e Rodrigo Caride, a estagiária Jéssica Pires e os alunos.

 

O desafio da Olimpíada deste ano é a criação de protótipos para solução de resgate. Cada equipe de cada uma das escolas participantes terão que apresentar robôs capazes de enfrentar obstáculos em uma pista de competição.

 

Na etapa regional foram escolhidos os cinco melhores trabalhos e as escolas selecionadas irão participar da fase estadual da OBR que deverá acontecer na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro. Aqueles que passarem para a etapa nacional vão apresentar os trabalhos em Curitiba, de 7 a 11 de novembro. Após a fase nacional, os melhores trabalhos serão encaminhados para a RoboCup (disputa internacional), no Canadá, em junho de 2018.