eventos e notícias

Uma semana de atividades para a consciência ambiental Nas escolas
Fonte: Bianca Piquet.

Em oportunidade das reflexões ressaltadas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, alunos do ensino fundamental II do Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói-RJ promoveram uma semana de atividades com foco na preservação e na sustentabilidade ambientais. O projeto ocorreu entre os dias 5 e 9 de junho.

 

Dentre as atividades realizadas, o 6º ano, orientado pela professora Sandra Volpi, participou de um “amigo oculto” que movimentou toda a escola. “Cada aluno deveria trazer uma muda de planta e um resumo de como cuidar da mesma. A sala de aula ficou muito bonita, chamando a atenção de quem adentrava nas dependências, bem como a movimentação dos alunos nos corredores”, comentou a educadora.

 

O 7º ano, aos cuidados de Sandra e do professor Guilherme Soares, realizou um trabalho simbolizando os biomas brasileiros, em sintonia com as reflexões da Campanha da Fraternidade 2017, que trouxe o tema “Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema  "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2.15). Os alunos fizeram cartazes e maquetes temáticas, tudo feito com sucata, que ficaram em exposição no colégio.

 

Os alunos do 8º e 9º anos seguiram a orientação dos professores Vagner Batista e Guilherme Soares e tornaram-se cineastas e jornalistas, produzindo e encenando vídeos que foram exibidos na TV da recepção da escola.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, em Estocolmo, em oportunidade da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada em 5 de junho desse ano. O objetivo é fazer com que todas as esferas da população reflitam sobre os problemas ambientais e ajam em prol da preservação dos recursos naturais.