eventos e notícias

Encontros de Prevenção e Formação reúnem alunos e familiares Nas escolas
Fonte: Marianna Rosa Silva.

Encontros de Prevenção e Formação destacam temas como empreendedorismo e uso consciente da internet por meio de palestras com especialistas.

 

Os alunos e famílias do Colégio Salesiano Jardim Camburi foram convidados a refletir sobre temas como empreendedorismo, protagonismo juvenil, internet segura e limites na educação dos filhos durante os Encontros de Prevenção e Formação, realizados durante os dias 5, 6 e 7 de junho. Desenvolvido desde 2013 pelas equipes de Orientação Educacional e da Pastoral Juvenil Salesiana da escola, o evento apresenta palestras com especialistas e permite a troca de ideias e conceitos entre os participantes e os profissionais, enriquecendo a proposta da atividade. 

 

A segurança dos dispositivos e o bom uso da internet e das redes sociais foram abordados pelo especialista em Crimes Virtuais e Tecnologia da Informação, Eduardo Monteiro, que conversou com alunos do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental. Por meio da palestra “Um olhar sobre seu filho na internet”, Eduardo também alertou as famílias sobre os dados expostos no ambiente virtual e sobre as implicações jurídicas e cíveis do mau uso dos meios on-line.

 

Já os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental II e da 1ª e 2ª série do ensino médio foram estimulados a descobrir suas paixões e potencialidades durante um bate-papo com a psicopedagoga Isabela Minatel. A palestrante abordou as formas de empreender nos estudos e nas ações em que os alunos estão envolvidos, possibilitando a criação de um legado por meio de iniciativas positivas. As famílias também participaram de um momento com a especialista durante a palestra “Filhos não vem com manual – Um Bate-papo sobre limites e orientações para educar”. Mudar a dinâmica da educação de crianças e jovens por meio do estímulo ao diálogo, do afeto e da confiança foi uma das ações propostas por Isabela Minatel aos familiares.

 

Seleção dos temas

 

Um dos organizadores do evento, o orientador educacional do ensino médio, Fabiano Rezende, lembra que os Encontros de Prevenção e Formação estão alinhados ao Sistema Preventivo de Dom Bosco e têm o objetivo de ajudar os educandos e as famílias por meio da reflexão de temas que estão no cotidiano.

 

“Os assuntos são selecionados de acordo com os atendimentos realizados pela equipe pedagógica. Identificamos os maiores desafios e buscamos trabalhar, com os alunos e seus familiares, estratégias que possam orientar na construção do projeto de vida. Queremos que essas reflexões tenham continuidade em casa, nas rodas de conversa”.