eventos e notícias

Professora e alunos criam livro de poemas Nas escolas
Fonte: Iléia Aparecida.

A palavra "poema" deriva do verbo grego poein, que significa "fazer, criar, compor". Poema é um gênero textual cuja apresentação pode ser em forma de estrofes e versos. De acordo com a professora de língua portuguesa do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul-SC, Iria da Silva, “fazer um poema é brincar com as palavras, refletir, transmitir emoções e sentimentos ao leitor”.

 

Com a proposta de fazer um livro, os alunos do 9º ano, orientados pela professora, estão estudando esse gênero. O projeto teve início com o estudo da estrutura do poema. Depois de se familiarizarem com o tema, os alunos puderam compor seus próprios poemas e apresentá-los de forma criativa. Haicais, poemas concretos, poemas de homenagem a Rio do Sul, são alguns dos formatos já explorados pelos estudantes.

 

O objetivo do projeto é coletar os diversos poemas produzidos durante o ano e, em outubro, fazer o lançamento de um livro com noite de autógrafos. São com esses modelos de projetos que o Colégio Dom Bosco desenvolve em seus alunos as diversas competências necessárias para seu desenvolvimento integral, possibilitando-os a formação plena de seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade.