eventos e notícias

 A vivência da Semana Santa na RSB-Escolas É Festa!
Fonte: Assessores e multiplicadores de marketing da RSB-Escolas. Imagem: Encenação da Via-sacra do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela).

A Semana Santa é vivida nas unidades da RSB-Escolas através de diversas atividades. Celebrações eucarísticas, encenações da via-sacra, ações de solidariedade, momentos de reflexão e atividades pedagógico-pastorais. Confira, a seguir, alguns exemplos. 

 

“Páscoa Solidária” arrecada mais de 700 ovos de chocolate

 

Em sua terceira edição, a campanha “Páscoa Solidária”, promovida pela equipe de Pastoral da Escola Salesiana São José de Campinas-SP tinha como meta inicial arrecadar 550 ovos de páscoa para serem distribuídos entre as 250 crianças e adolescentes do Oratório Dom Bosco, que moram na região dos bairros São Marcos, Santa Mônica, São Martin, CDHU; 100 crianças atendidas pelo Instituto “Construindo o Saber”, Parque Oziel; e as 200 crianças atendidas pela Obra Social São João Bosco, no Núcleo Santa Rita, Jd. Campo Belo II, todos os bairros em Campinas.

 

A feliz surpresa é que o número arrecadado, por meio de doações feitas pelos alunos e colaboradores da escola, ultrapassou os 700 ovos de chocolate.

 

Assim, na manhã de 11 de abril, o presidente da OSSJB, Pe. Glauco Landim, acompanhado da coordenadora da unidade presenteada, Thainá Soave, conduziram o momento do bom-dia após a apresentação dos cartazes sobre a importância da Páscoa feitos pelas crianças do colégio. Ao final, dois alunos fizeram a entrega simbólica dos ovos aos representantes. Graças à solidariedade de muitas pessoas, a Páscoa destas crianças será, com certeza, mais feliz.

 

Com sementes, rosas e velas acesas, público se integra à Via Sacra do Auxiliadora

 

 Um verdadeiro espetáculo. Foi assim que o público presente no Teatro Auxiliadora, na noite de 12 de abril, definiu a encenação da Via-sacra, feita por alunos, professores, irmãs e funcionários do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto-SP. A atração, que levou o nome de “Maria, Mãe da Nova Criação”, retratou os últimos dias de Jesus Cristo na Terra sob a ótica de Nossa Senhora. A presença de Maria em todas as cenas – novidade introduzida pelo escritor da peça, o professor José Maurício Cagno – emocionou a plateia, que também participou da apresentação – recebeu sementes e botões de rosas e acendeu velas para iluminar o cenário.

 

Intérprete de Jesus Cristo, Lucas Falcão Coletto, da 1ª Série do Ensino Médio, foi aclamado ao final da apresentação. Ele participa das aulas de teatro do Colégio há 3 anos e conta como foi receber o papel. “No primeiro momento fiquei assustado, afinal, é uma grande responsabilidade, mas, por fim, foi uma honra. Ao ler o roteiro fiquei emocionado ao sentir a angústia daqueles momentos. Tentei ser o mais realista possível para reproduzir o verdadeiro significado da história, que foi a morte de Cristo por cada um de nós”, disse.

 

A personagem da mãe de Cristo foi vivida pela professora Luciana Pizorusso, do Ensino Fundamental I, que ressaltou a alegria, a disposição e o entusiasmo de todos os envolvidos. “Foi uma experiência gratificante. Colocar-me no papel de Maria tocou muito meu íntimo, pois sentir e vivenciar o sofrimento de um filho é algo que dói profundamente na alma”, afirmou.

 

O espetáculo também proporcionou reencontros. Vicentina Zucolotto, ex-funcionária do Auxiliadora, estava sorridente ao cumprimentar os amigos. “Meu coração é Salesiano. Aqui é minha segunda casa. Eu já esperava por esse sucesso, foi tudo maravilhoso”, disse. O educador Físico Paulo Sérgio Rodrigues também elogiou o trabalho. “Foi interessante ver a tradicional história de Cristo de uma forma diferente. Gostei da maneira como introduziram versículos bíblicos durante as cenas e como adaptaram algumas passagens para dar ainda mais emoção”, concluiu.

 

 

Jovens participam do Despertar Salesiano

 

No sábado, 1º de abril, o Instituto Auxiliadora de São João Del-Rei (MG) realizou a I Etapa do Encontro Despertar Salesiano. Jovens estudantes do colégio e também de duas paróquias diocesanas estiveram presentes.

 

Os 13 participantes puderam vivenciar um momento de autoconhecimento a partir da dinâmica proposta. Todos foram convidados a percorrer um caminho e, neste itinerário, passaram por tendas seguindo os passos de Jesus. A primeira tenda foi Belém, seguidas de Nazaré, Betânia, Samaria e a tenda do Envio.

 

Em cada uma destas paradas, os jovens se confrontavam com as ações de Jesus. Todos estes momentos tiveram como objetivo ajudar na formação cristã e cidadã dos jovens, para que possam discernir que tipo de ser humano desejam ser diante da atual sociedade.

 

As animadoras da pastoral, Irmã Efigênia e Maria de Fátima, conduziram todo o encontro. Segundo Irmã Efigênia, o encontro foi bastante proveitoso: “A equipe que preparou o encontro sentiu que superou a expectativa pela participação dos jovens e mediante à avaliação realizada individualmente pelos participantes”, acrescenta Ir. Efigênia.

 

Para Júlia Pereira, a estrutura e a dinâmica do encontro foram bem interessantes, uma vez que foi possível aprofundar sua história pessoal com o conhecimento da vida de Jesus. Para Mateus Silva, o Despertar possibilitou um maior conhecimento da vida de Cristo e como em sua trajetória ele era tão humano quanto nós, diferenciando apenas na ausência do pecado.

 

Também houve momentos de partilhas. A psicóloga Thais Dias falou sobre a figura humana de Cristo, abordou sobre a importância das tomadas de decisões que os jovens fazem hoje e como os valores familiares, humanos e cristãos são fundamentais para se tornarem os adultos de amanhã. Michele Sena também apresentou o seu testemunho, sua experiência de esposa, mãe, através de um breve relato de vida.

 

Durante este tempo cada um dos participantes pôde refletir e iniciar o esboço de seu projeto de vida

 

Celebração de Páscoa aborda biomas brasileiros

 

No Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul-SC, durante os quarenta dias de preparação para a Páscoa, houve uma reflexão durantes as acolhidas e em algumas aulas sobre os três principais temas da Quaresma: a oração, a penitência e a esmola. Tudo isso em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema é “Biomas brasileiros e a defesa da vida”.

 

Dessa forma, os professores das disciplinas de Geografia, Ciências e Biologia abordaram em suas aulas a campanha da fraternidade, dividindo a turma em quatro equipes para aprofundar através de um cartaz os seguintes aspectos: fauna, flora, águas e população de cada bioma brasileiro.

 

Na terça-feira, 11 de abril, as turmas do ensino fundamental II e ensino médio celebraram a Páscoa. Presidida pelo Pe. Sérgio Élio Rodrigues, a ocasião foi marcada pela entrada dos cartazes produzidos pelos alunos.

 

Com as características das regiões da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, os cartazes representaram também como personagens principais os povos originários, os pescadores e o povo brasileiro em sua relação com a Natureza. Além da riqueza dos Biomas, as produções alertam para os perigos da devastação em curso, em nome de um desenvolvimento que visa unicamente o lucro, despertando a atenção para a maravilhosa obra criadora de Deus.

 

Após esse momento, deu-se início ao cronograma da missa que trouxe durante suas leituras e reflexões o tema da campanha da fraternidade aliado ao significado da Páscoa cristã.

 

 

Via-sacra virtual: prática quaresmal em linguagem jovem  

 

Os alunos do 9º ano à 3ª série do ensino médio do Colégio Salesiano de Belo Horizonte-MG, orientados pelo professor Amin Feres (Ensino Religioso), fizeram a Via-sacra Virtual inspirados na CF 2017.

 

Eles associaram a Via-sacra de Jesus à realidade dos biomas brasileiros, com todas as questões de meio ambiente e também sobre o sofrimento das populações originárias, com apresentação de propostas de solução.

 

Além de conhecer de uma forma diferente a Paixão de Cristo, rezando-a como compromisso quaresmal, os alunos indicaram ações efetivas de conhecimento e preservação dos biomas. Encerrando cada estação da Via-sacra, elaboraram uma oração. De cada turma, foram escolhidas as estações que melhor interpretaram o objetivo da Campanha.

 

 

Preparação para a Páscoa em Guaratinguetá

 

Os alunos do Instituto Nossa Senhora do Carmo realizaram uma intensa preparação para a Páscoa durante estes dias. Orientados pelo Prof. Coelho e pela Ir. Metka, eles realizaram um momento de mística e espiritualidade, compreendendo e vivenciando os símbolos principais da Semana Santa e da Páscoa. Durante a celebração, foram convidados a fazer um exame de consciência, queimar aquilo que não era tão bom, acender uma “nova esperança” e lavar as mãos, em sinal de contrição e purificação.

 

Ficar perto de Deus é cuidar do outro

 

Na primeira semana de abril, as turmas do berçário ao 3° ano do ensino médio do Colégio Auxiliadora de Campos Novos-SC participaram da Celebração de Páscoa conduzida pela Pastoral Escolar.

 

Os pequenos recordaram, através de símbolos, os momentos da vida de Jesus na última semana de sua vida e, por meio do “segredo da Cruz”, refletiram que para ficar cada vez mais perto de Deus é preciso estar perto e cuidar de quem está ao nosso lado.

Já as turmas do período da manhã realizaram um momento de interiorização e projeto de vida a partir da narração bíblica da Ressurreição e da dinâmica “Carta para o futuro!”.

 

Fé e emoção nas ruas de Macaé

 

Uma multidão de cristãos tomou as ruas do Bairro Visconde de Araújo na segunda-feira, dia 10, numa grande Procissão de Fé, onde a vida e morte de Jesus levaram todos a refletir sobre as ações que nossas mãos podem fazer pela vida, a partir da Via Crucis.

 

A Via-sacra, que contou com a participação da comunidade, transformou-se em um ato de celebração ecumênica, promovido pelo Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo), Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora –FSMA e pela Paróquia Santo Antônio, com a presença de fiéis da Igreja Adventista.

 

Através dos textos do Ano Mariano e da Via Crucis das Mãos, a cada estação da Via-sacra, os fiéis foram convidados a pensar nas ações diárias a partir da simbologia das mãos como: mãos que condenam, que assumem, que se firmam, resistem, dão vida, que acolhem, que ajudam, confortam, suplicam, que se cobrem, prendem, que se entregam, que não têm medo, que comunicam e que proclamam a vida.

 

A emoção esteve sempre presente, especialmente nas estações onde foram relatadas a condenação, os castigos, a paixão de Jesus por todos os homens e mulheres desse mundo e a morte e ressurreição do Filho de Deus.

 

 O Padre Gleison, da Paróquia Santo Antônio, solicitou que as pessoas fizessem uma reflexão sobre suas próprias mãos. “Se fizermos uma reflexão sobre nossas mãos, que tipo de mãos encontraríamos? Mãos que se deixam e assim não ajudam, fazendo com que a generosidade não chegue na vida de tantas pessoas? Ou mãos que colhem, que plantam, que trabalham, que acariciam e abençoam? Devemos aproveitar as mãos que temos para primeiramente agradecer a Deus por estarmos aqui e nos unir em uma grande salva de palmas em gratidão e no desejo de paz uns para com outros”, proclamou o sacerdote.

 

A diretora geral do INSG Castelo e da FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi, agradeceu a participação de cada pessoa e também o testemunho de fé e de oração. “Nós cremos em Jesus e por isso estivemos aqui. Jesus é força, é presença na nossa vida e está no meio de nós. Ele disse: ‘Vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância’, e nós estamos aqui nos dedicando para que outros vivam e vivam em plenitude”, disse.

 

A Via-sacra, que saiu da Paróquia Santo Antônio em direção ao Colégio Castelo, percorreu 13 estações e contou com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Guarda Municipal.                                  

           

Alunos do Laura Vicunha se preparam para celebrar a Páscoa

 

Os alunos do Instituto Profissional Laura Vicunha, em Campos dos Goytacazes-RJ, entre os dias 3 e 6 de abril, viveram um lindo momento de preparação para a Páscoa.

 

Com o turno da manhã, ocorreram confissões nos dias 4 e 5 com o padre Hélio Marcos da Silva. No dia 6, encerrando, houve a Celebração do Perdão na capela da escola, presidida pelo Padre Márcio André dos Santos Ribeiro. Na ocasião, os jovens puderam refletir sobre suas vidas e a importância de se prepararem, como cristãos, para essa grande festa da Igreja.

 

Já no turno da tarde, foi realizada uma celebração conduzida pela assessora de pastoral Mayra Netto, em que as crianças vivenciaram a partilha do pão, voltando ao gesto de Jesus na última ceia, quando se partilha a vida, compreendendo assim o sentido da Páscoa.

 

Também refletiram sobre a parábola do Bom Samaritano: a importância de viver cada vez mais o amor ao próximo. Esses momentos de preparação são importantes para organizarmos nossa casa interior e assim celebrarmos juntos a festa da Páscoa.

 

 

Grupo de teatro encena Paixão de Cristo em Salvador

 

O grupo teatral composto por estudantes do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), na capital baiana, interpretou vários momentos da vida de Jesus. Alunos e ex-alunos, sob a direção e produção do professor e teatrólogo, Gustavo Nery, compõem a produção, que foi apresentada no dia 8 de abril.

 

A novidade deste ano é o fato de ter sido um musical com canções tocadas e interpretas ao vivo. Neste ano, o estilo musical foi escolhido para apresentar momentos da vida de Jesus, em especial, suas últimas horas. As canções passearam entre Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Pitty, Baiana System, Maria Bethânia e outros da música brasileira, sempre pontuando com emoção a dramaturgia da peça.

 

O elenco conta com cerca de 40 alunos, sendo que 10 assumem a banda ao vivo e os outros se dividem entre a interpretação dos personagens e o canto.  São 32 personagens, em mais de 11 cenas, em atos simultâneos.

 

O espetáculo teve ainda apresentações exclusivas para alunos, professores e comunidade educativa nos dias 11 e 12 de abril, pela manhã, nas duas unidades; Salesiano Dom Bosco (Paralela) e Salesiano do Salvador (Nazaré).

 

Procissão e celebração em Ascurra

 

Com a participação de alunos, educadores e famílias foi celebrada a Páscoa no Colégio São Paulo de Ascurra-SC na última quinta-feira, dia 13 de abril. O evento iniciou logo cedo com uma procissão que saiu da parte da frente da escola e foi até a capela. Durante a procissão, os alunos, divididos em grupos, carregaram pequenas bandeiras alusivas aos biomas brasileiros, tema que foi trabalho durante a Campanha da Fraternidade de 2017.

 

Assim que chegaram à frente da capela, os alunos participaram de uma celebração conduzida pelo Pe. José Sávio Mariano. Com os alunos já dentro da capela, houve um momento de ofertório com os símbolos pascais e uma breve reflexão sobre a quaresma e o tempo da Páscoa. O evento contou com a animação musical do Grupo de Canto do Colégio São Paulo.

 

Na parte final deste dia festivo, os alunos doaram chocolates e diversas guloseimas que, após o término das aulas, foram divididos em cestas e doados para famílias carentes de Ascurra e região, além de instituições de caridade e uma escola municipal. Além de celebrar esta época tão significativa, os alunos puderam contribuir para alegrar a Páscoa de outras famílias.

 

 

A Semana Santa em Parnamirim

 

Durante a Semana Santa, o Colégio Salesiano Dom Bosco organizou momentos muito significativos para os educandos dos ensinos fundamental e médio com apresentações teatrais protagonizadas pelos alunos. A realização da encenação da Paixão de Cristo buscou despertar nos educandos o verdadeiro sentido da celebração pascal, apresentando os últimos passos de Jesus antes de sua crucificação. São dias especiais para a comunidade educativa salesiana que vivencia a sua identidade cristã católica e procura promover a reflexão dos alunos para a Ressureição do Senhor.​

 

 

Diversas celebrações em Itajaí 

 

Foram 27 celebrações de Páscoa no período matutino no Colégio Salesiano Itajaí. Cada turma, de 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, teve o seu momento especial, com o Pe. Severino Piccinini, o Pe. Lino Fistarol, o coordenador de Pastoral, Clemar Bianchi, e o professor regente. As celebrações aconteceram na primeira quinzena de abril, na sala de formação. 

 

O professor Clemar foi o responsável por buscar as turmas na sala e convidá-los para o momento de oração em grupo. Na sala de formação, os alunos deixaram as doações, que serão destinadas às instituições escolhidas por cada turma. Depois o líder da sala apresentou os pedidos de perdão do grupo, citando as atitudes que atrapalharam a comunidade de aprendizagem. Cada aluno fez também o seu pedido de perdão e seus compromissos. 

 

Em seguida o Pe. Lino  apresentou cada estação da Via-Sacra. O diretor Pe. Severino conduziu a oração e bênção dos pãezinhos e do suco de uva, distribuídos para todos. Antes de encerrar, o professor regente deixou uma mensagem de Páscoa para o seu grupo. Segundo ele, apesar de serem feitas 27 vezes, cada celebração foi única pois trouxe a marca daquele grupo. "Foram momentos especiais, de oração e união do grupo e todos participaram com muito compromisso", completa Clemar. 

 

 

Festa reúne comunidade educativa em Niterói

 

O Colégio Salesiano Região Oceânica de Niterói-RJ promoveu em encontro para reunir educadores, alunos e seus familiares em reflexão à Pascoa. Ao longo da manhã, os presentes participaram de sessões de diálogos e de dinâmicas pastorais e apresentações musicais emocionantes. O evento de fé, comunhão e reflexão aconteceu no dia 8 de abril.

 

 O momento de acolhida contou com a fala do padre Marcio José Marçal, diretor geral do CSRO, presença de padre Edilson Agreson, diretor pastoral do CSRO, e homenagens a Deus, Dom Bosco e a Nossa Senhora Auxiliadora, pilares da Congregação Salesiana.

 

Neste tributo, as imagens dos santos foram conduzidas ao palco. Ao Pai e Mestre da Juventude, as crianças da catequese recitaram um poema, e Maria Auxiliadora foi exaltada ao som de “Ave Maria de Schubert”, tocada no violino pela professora de música Alexandra Seabra. O evento contou com a animação do grupo Ritmo Novo.

 

Renato Freitas, assistente de pastoral, e Marcelo Musulão, professor de Ensino Religioso, dialogaram sobre temas como: “Os planos de Deus são maiores”; sobre a Páscoa, do hebraico Pessach, que significa passagem e representa o recomeço; “Testemunhos de Fé”, com a história do músico católico Martín Valverde, e realizaram ainda um Quiz sobre a Semana Santa e questionamentos sobre a ação de cada um diante desta data.

 

Carregando a Cruz de Cristo e com velas acesas, os presentes saíram em caminhada penitencial pelo Colégio e, a cada parada, um instante de meditação foi feito: a primeira para “agradecimento”, por todas as graças recebidas. A segunda para um pedido de “perdão” a Deus pelas faltas e pela capacidade de perdoar os que te ofenderam. A terceira foi de “conversão”, um foco na fé e na capacidade de permanecer fiel à vontade de Deus.

 

No momento final, os alunos da catequese distribuíram ramos (folhas), que foram abençoadas, em referência à saudação feita pelo povo de Jerusalém com a chegada de Jesus na região. O evento tornou-se simbolicamente o ponto de início da Semana Santa, sendo concluído no domingo de Páscoa.

 

A Páscoa no Instituto Laura Vicunha 

 

Na tarde do dia 12 de abril, os alunos do ensino fundamental I do Instituto Profissional Laura Vicunha de Campos dos Goytacazes-RJ celebraram a Páscoa, apresentando-se aos seus familiares, que lotaram o auditória da escola. Após acolhida da Irmã Claudia Pianes, diretora da instituição, a turminha do 1º ano animou a todos com o tema "Criação do mundo", mostrando que Deus viu que tudo o que criou era bom.

 

Na sequência, o 3º ano apresentou o maior sacrifício já visto, que foi a entrega de Jesus na cruz por nós, enquanto o 2º ano tratou sobre a alegria de Cristo ressuscitado. A turma do 4º ano se apresentou falando sobre o amor ao próximo e o 5º ano ressaltou o tema da Campanha da Fraternidade 2017, lembrando da importância de preservar a natureza. A celebração contou também com a brilhante apresentação do coral da escola, que é composto por alunos de todos os anos e é ensaiado pela professora Rhayanne Rangel. Finalizando a tarde, todos os alunos se apresentaram juntos enfatizando a importância de espalhar amor por onde forem.

 

 

IMA de Porto Alegre celebra a Páscoa

 

Na semana que antecede a Páscoa, o Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre-RS, sob a coordenação da Pastoral, celebrou com os alunos e colaboradores o significado desta data.

 

O objetivo foi representar e transmitir em forma de vivência, toda a beleza, o mistério e o profundo significado da maior festa cristã aos educandos.

 

Que o Cristo ressuscitado renove em nós a esperança de um mundo mais humano, justo e fraterno.