eventos e notícias

Escola capacita alunos para o mundo dos negócios Nas escolas
Talysson Menezes, um dos alunos de destaque no programa Junior Achievement.

O Colégio Dom Bosco, em Manaus-AM, estimula os alunos do 2º ano do ensino médio a participarem do programa Junior Achievement. Trata-se de uma organização de educação prática em economia e negócios, de abrangência mundial, fundada em 1919 nos Estados Unidos, sem fins lucrativos e mantida pela iniciativa privada. O programa de empreendimentos está sendo aplicado sem nenhum ônus e as aulas são ministradas por executivos voluntários que colocam seu conhecimento e talento à disposição dos jovens. O objetivo é despertar neles o espírito empreendedor e capacitá-los para o Mundo dos Negócios.

Ao longo de três anos de parceria com a Associação Junior Achievement, os resultados já são visíveis. “Podemos perceber a mudança de postura, a dedicação, o comprometimento, o empreendedorismo, a comunicação, o planejamento, a responsabilidade e o resultado na prática dos líderes envolvidos, alunos sabendo resolver conflitos e com facilidade em falar em público”, destaca a Sra. Maria Joana Grana Neves, diretora pedagógica.

Por meio do curso Miniempresa, os estudantes adquirem experiências à frente de uma empresa fictícia.  Eles escolhem um produto a ser comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento com a venda de ações, organizam a administração da empresa, elegendo um presidente, diretores, bem como as equipes de Recursos Humanos, Finanças e Marketing, pagam salários, calculam encargos e impostos que serão doados a instituições assistenciais. No final do programa a empresa é encerrada e o resultado financeiro é distribuído entre os acionistas. 

Neste ano, o curso teve início no dia 14 de agosto. As aulas acontecem na escola uma vez por semana, às terças-feiras, das 14h às 17h30, durante 15 semanas. Ao final, os jovens recebem certificados e são premiados em várias categorias.


Frutos do programa Junior Achievement

Os participantes que se destacaram no programa em 2011 foram convidados a participar do Núcleo de Ex-Achievements (Nexa). Os alunos finalistas Talysson Menezes e Karoline Calderaro, por exemplo, atuam hoje como gerentes no programa, participando de vários projetos da instituição, como o Concurso de Sustentabilidade. Talysson teve a oportunidade participar, inclusive, de um fórum na Argentina, compartilhando suas experiências com pessoas de todo o mundo.