eventos e notícias

Projeto salesiano de intercâmbio leva estudantes à Itália Nas escolas

Os alunos do Colégio São Paulo de Ascurra-SC participaram de mais uma etapa do projeto de intercâmbio Salesiano Brasil-Itália, realizado em parceria entre as escolas salesianas do Vale do Itajaí e o Instituto Salesiano Santa Croce, localizado em Mezzano, na Itália. Após receber a visita de estudantes da escola italiana em três oportunidades, ao longo de seis anos, o Colégio São Paulo enviou um grupo de alunos do ensino médio para o Instituto Santa Croce no dia 12 de julho. Durante 14 dias, os alunos salesianos conheceram as origens da obra salesiana, os pontos turísticos e estreitaram os laços com os salesianos da região.  

Logo nos primeiros dias, os alunos visitaram o Santuário Basílica Maria Auxiliadora e o Colle Dom Bosco, em Turim, onde conheceram os aposentos de Dom Bosco e todo o acervo de objetos e registros históricos dos salesianos. Os jovens foram acolhidos nas casas das famílias envolvidas no projeto de intercâmbio, as mesmas que enviaram seus filhos ao Brasil no início do projeto.

A viagem prosseguiu com a visita a vários pontos turísticos e históricos da Província Autônoma de Trento e da Itália. Os jovens conheceram a Montanha La Rosetta (com 2700 metros de altitude), a cidade de Belluno, igrejas históricas como a Catedral de Santo Antônio de Padova e a Basílica de Santa Maria Degli Angeli. Também estiveram no coliseu, no Vaticano, no Palácio Imperial de Roma, entre outros lugares. Na estadia, experimentaram a culinária, a arte e os costumes italianos. Desde que regressaram à cidade de Ascurra, no dia 27 de julho, os jovens estão partilhando as experiências da viagem em palestras e oficinas no Vale do Itajaí e na escrita de um livro sobre o intercâmbio.