eventos e notícias

Alunos produzem enciclopédia sobre saúde e prevenção de doenças Nas escolas

Estudantes do 5º ano do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo), em Macaé-RJ, produziram uma enciclopédia com o tema “Saúde e prevenção”, sugerida pelo material didático da Rede Salesiana de Escolas e inspirada no tema da Campanha da Fraternidade 2012. O trabalho multidisciplinar envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física e Artes.

Orientados pelas professoras Lúcia Vieira, Fátima Aguiar e Jussara Tomaz, os alunos pesquisaram diversos tipos de doenças, tais como bronquite, asma, dengue, câncer, coqueluche, dermatite, entre outras. O objetivo foi aperfeiçoar os conhecimentos em língua portuguesa e informar sobre formas de contaminação, sintomas, prevenção e promoção da saúde.

A pesquisa e a produção dos verbetes sobre as doenças foram realizadas integralmente pelos estudantes em casa e em sala de aula. O ponto alto do evento foi a apresentação realizada no dia 6 de julho. Os alunos encenaram uma peça de teatro sobre a prevenção da dengue e degustaram uma deliciosa salada de frutas, além de participarem de uma apresentação musical com flautas e de uma atividade físico-recreativa coordenada, respectivamente, pelas professoras Ana Lúcia (Música) e Joselma Sousa (Educação Física).

De acordo com a estudante Gabriela Machado, 10, o aprendizado foi grande, já que antes do projeto ela não conhecia algumas das doenças pesquisadas, como a dermatite de contato. “Busquei informações e imagens sobre o que é a doença, suas causas e formas de prevenção. Para mim, acho que foi especialmente importante, pois também conheci melhor a diabetes, que afeta muitas pessoas da minha família. Sei que a genética é um fator importante no surgimento da doença, por isso preciso me cuidar. E saber como me prevenir desde cedo é fundamental”, contou a estudante. Os estudantes Alberto Luciano, 10, e Gabriela Machado, 10, também falaram sobre a experiência de produzir uma enciclopédia. “O tema foi muito interessante, pois nos ensinou a cuidar da saúde, se não fizermos isso, a doença pode nos levar à morte”, declarou Luciano. “Foi divertido aprender de tantas maneiras diferentes sobre um mesmo assunto e poder criar coisas novas com os nossos colegas”, acrescentou Gabriela.