eventos e notícias

Alunos apresentam produto sustentável em feira de empreendedorismo Nas escolas

Os alunos do Projeto Miniempresa do Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói-RJ, participaram da Feira de Empreendedorismo no dia 2 de junho, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A iniciativa é uma proposta da Junior Achievement, que, em parceria com as escolas, articula estratégias de gestão e vivência em práticas empresariais para alunos do ensino médio. A empresa dos alunos, batizada de MeLeva, tem a missão de fabricar produtos que sejam práticos, sustentáveis e com designer inovador. 

Para a feira, os estudantes criaram protetores de notebooks que podem ser adaptados para workstations (estações de trabalho) portáteis. Além de beleza e praticidade, o produto ainda se destaca pela fabricação sustentável. É feito de tecido constituído de fibra pet e papelão. O processo de produção se vale da prática upcycling, técnica de transformar coisas descartáveis em novos produtos, de maior valor, uso e qualidade.

“Além de diminuir a quantidade de entulho nos aterros e lixões de uma forma mais barata, a proposta sustentável cria grandes oportunidades de negócios”, destaca a educadora salesiana Vania Miranda, que, pelo segundo ano consecutivo, candidatou-se como consultora voluntária dos estudantes da MeLeva.

O evento reuniu 17 empresas estudantis que produziram seu produto e colocaram em prática as estratégias de gerenciamento, marketing e venda. Cada grupo organizou seu estande, decorado pelos próprios miniempresários. “A feira foi um verdadeiro sucesso para todas as miniempresas. A MeLeva vendeu 60 workstations para notebooks e netbooks e ainda recebeu inúmeras encomendas”, comemora Vania Miranda.

O encerramento e auditoria da primeira fase do projeto Miniempresa está prevista par o dia 5 de julho, no teatro do colégio salesiano.

 img04