eventos e notícias

Em seu blog, escritor publica resenha de aluna da Rede Na internet
Giovanna Martins Cardoso, resenha elogiada por escritor.

A aluna Giovanna Martins Cardoso, do 9º ano do Liceu Santista, em Santos-SP, teve sua resenha do livro Debaixo de mau tempo, de Caio Riter, publicada no blog do escritor gaúcho. A aluna escolheu dois livros para produzir o texto, mas foi o de Riter que lhe despertou maior interesse. “Fiquei curiosa a respeito do autor Caio Riter. Já havia lido outra obra dele (Um na estrada), em que o protagonista tinha muita afeição à figura da avó, enquanto seus pais eram um tanto distantes", escreveu ela ao término do texto. Foi o suficiente para que Viviane Ferreira de Almeida, educadora que coordena o projeto de leitura da escola (Eu e a coleção Grilos), entrasse em contato com o autor, explicando-lhe o ocorrido. A resposta do escritor veio de imediato com a publicação da resenha em seu blog “Caio nas palavras”. Caio, que é autor de dezenas de livros, especialmente infantojuvenis, publicou a resenha da aluna, citou também o Liceu Santista e a educadora Viviane, e comentou a sintonia entre a leitora da Rede e o livro escrito por ele. “Suas palavras conversam com as minhas”, declarou. Veja a postagem no blog.


Projeto de leitura do liceu

Lançada pela editora Artes e Ofícios, a coleção Grilos é voltada para jovens leitores e aborda temas de interesse dessa faixa etária, como o namoro, a sexualidade, o relacionamento com os pais, a aparência, a amizade. A professora Viviane tomou conhecimento da coleção por indicação de Valesca Assis, uma das autoras de Grilos, que foi sua professora no curso de desbloqueio para escrita criativa. “Como mediadora, desenvolvo projetos de aconchego literário, que funcionam como uma aproximação generosa e progressiva à literatura, bem como oficinas de escrita criativa para alunos do ensino fundamental e médio."

A ideia de convidar as estudantes para que produzissem textos após as leituras teve o intuito de fazer com que elas criassem o seu próprio acervo afetivo-literário. As alunas Isabella Ferrari Ehrenberg (7º ano), Giovanna Bonavoglia, Giovanna Martins Cardoso e Thaís Rodrigues de Freitas, todas do 9º ano, aceitaram o desafio e mergulharam nos enredos de múltiplas interpretações.