rsb escolas

Acreditamos na educação como transformadora da sociedade

A INSTITUIÇÃO

A RSB-Escolas foi iniciada em 2002 com a proposta de formar uma rede de educação  fundamentada na  concepção educativo-pastoral salesiana. Desde o seu início, a Rede foi constituída por  escolas mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais.

Ao longo desses 15 anos de caminhada, a Rede Salesiana Brasil Escolas investiu no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de  um material didático impresso e digital próprio,  no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje,  na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativas.

Hoje, a RSB-Escolas é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, mas que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

 

Linha do Tempo

Proposta Pedagógica Pastoral

Mais do que um sistema de ensino, o que se destaca na RSB-Escolas é um projeto educativo-pastoral  cuja finalidade é   formar o “bom cristão e honesto cidadão” capaz de  descobrir o sentido de suas vidas num contexto mutável, flexível, de múltiplos significados; construir a própria identidade com liberdade e responsabilidade; comprometer-se consigo e com os outros;   vivenciar a cidadania ativa e responsável; buscar a felicidade mediante o desenvolvimento de suas  potencialidades, da convivência e da interação solidária; construir uma síntese entre  cultura e fé; compreender todas essas tarefas como um  itinerário para o crescimento contínuo durante  a vida inteira.  Assim, a educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa de modo a “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e de vida, inspirada nos valores evangélicos”.  Partindo das realidades, das culturas e linguagens das crianças, dos adolescentes e dos jovens, a educação que oferecemos  possibilita a formação crítica, ética, estética, social, política,  religiosa,  científica  e tecnológica do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

Princípios político-pedagógico-pastorais

  1. Zelo pela Missão da Escola Católica, como proposta de promoção de vida digna e plena para todos;
  2. Formação integral e inclusiva de excelência, a partir dos fundamentos do Sistema Preventivo e de uma cosmovisão cristã, articulando fé, ciência, cultura e vida nos processos formativos das pessoas;
  3. Diálogo permanente com as realidades, apelos,  vozes  e  necessidades das crianças, adolescentes e jovens como elementos fundamentais à ressignificação  da educação, da escola e do currículo;
  4. Abertura às mudanças e inovações advindas do mundo da cultura, da comunicação, das artes, da ciência, da tecnologia;
  5. Promoção do direito à educação de qualidade e socialmente relevante como condição ao desenvolvimento integral  das pessoas;
  6. Educação em e para os direitos humanos, como caminho de promoção do bem comum e de respeito às liberdades individuais e coletivas;
  7. Formação em valores cristãos, para a cidadania global e para o  cuidado e responsabilidade  com a Terra,  nossa Casa Comum.
SAIBA MAIS
Somos a maior rede de escolas católicas das Américas
Missão

Promover a articulação e animação das escolas em rede, oferecendo formação continuada, recursos e serviços estratégicos aos gestores e educadores para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras e inclusivas, fundamentadas no Sistema Preventivo Salesiano.

Visão

Ser reconhecida como uma rede de educação em todo território nacional, embasada nos pilares do Sistema Preventivo Salesiano, pela excelência pedagógica e pelos processos inovadores e sustentáveis, pautados no compromisso social e evangelizador.

Valores

1.     Entusiasmo diante da vida;

2.     Acolhida, alegria, gratidão e espírito de família;

3.     Espiritualidade como abertura à transcendência e ao outro;

4.     Cooperação no desenvolvimento de ações em rede;

5.     Eficiência permanente em todos os processos gerenciais;

6.     Inovação e competência nos processos de formação continuada;

7.     Preventividade em todas as esferas e atividades da instituição;

8.     Dialogicidade e discernimento nas decisões;

9.     Ética, justiça, equidade e transparência nas relações pessoais e profissionais; 

10.   Compromisso social e ambiental.